top of page

ODS 4

Pode parecer curioso como incorporar fatores que contribuam a um ODS sobre educação ao processo de desenvolvimento de software, não é mesmo?!

Mas é possível, veremos como!

ODS 4 e metas em destaque:

ODS 4: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos” (ONU, s.d.)

​

4.a: "Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos” (ONU, s.d.)

​

4.7: “Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável” (ONU, s.d.)

O ODS 4 trata, em sua totalidade, de educação. Entendemos que não há como separar uma educação de qualidade de sistemas de software produzidos com qualidade, afinal novas tecnologias surgem repentinamente e é necessário estudá-las, mesmo que fora do ambiente acadêmico, para colocá-las em prática. 


Durante a pandemia da Covid-19 diversas regiões do mundo adotaram como única alternativa o uso de tecnologias da informação para manter aulas acontecendo e mitigar os prejuízos que alunos de todos os níveis teriam ao não frequentar as instituições de ensino. Porém isso evidenciou exponencialmente as desigualdades de acesso entre os alunos. Rangel-Pérez et al. (2021) afirmam em seu estudo que “a exclusão digital gerada pela pandemia compromete seriamente as metas estabelecidas no ODS 4”, diz ainda que esta exclusão ocorre mesmo em países desenvolvidos, com mais tecnologia e professores com altos graus de formação.
Considerando que todos os ODSs estão interligados de alguma forma e, ainda, que o texto do ODS 4 cita “oportunidades de aprendizagem ao longo da vida”, incluímos o ODS neste trabalho e falaremos como podemos considerá-lo num processo de desenvolvimento de software.


Considerar fatores inclusivos para o software: como cita Lampariello et al. (2021) os fatores humanos não podem ser negligenciados em um processo de software. Usabilidade também é um dos princípios da ISO 25010:2011. Porém deve-se ter um olhar diversificado ao considerar estes fatores, como o uso do software por diferentes usuários. A diversificação dos stakeholders pode auxiliar nesta missão, além de pesquisas diversas. No estudo de revisão sistemática realizado para esta dissertação, fatores como nível de escolaridade dos usuários-alvo, religião, questões culturais e individuais das pessoas envolvidas no uso dos sistemas de software. Assim se contribui aos pontos de inclusão e equidade e oportunidades para todos, conforme o ODS 4.


Alertar para fatores excludentes ao software: sistemas que necessitam de hardwares específicos para uso ou conexões específicas a internet, podem não abranger uma parcela de usuários, principalmente quando são para uso pessoal. Por exemplo, aplicativos para dispositivos móveis que só funcionam nas 3 últimas versões mais atuais do sistema operacional, excluirão todas as pessoas que possuem um dispositivo funcional com sistema operacional anterior às últimas três versões. Mc Kena et al.  (2019) citam um software que necessita de um smartphone ou tablet com conectividade à internet para o treinamento de profissionais da saúde em Ebola, utilizado em distritos afastados de Serra Leoa, o que acarretava em barreiras para sua utilização. Além da contribuição ao ODS 4, podemos acrescentar a Meta 4.a se traçarmos um paralelo imaginário entre instalações físicas e hardware conseguimos ver a importância do uso de um equipamento não ser excludente. 


Disseminação de conteúdos sobre desenvolvimento sustentável: tanto a equipe de desenvolvimento, quanto os stakeholders e outras pessoas em qualquer nível de envolvimento com o projeto, independente das suas funções, devem ficar cientes da razão pelas quais as medidas estão sendo tomadas e como elas contribuem para a sustentabilidade, encontrando assim a Meta 4.7, apesar de neste contexto estas pessoas não serem alunos, têm-se a disseminação de informações sobre o desenvolvimento sustentável.

Referências

ONU. “ODS 4 - Educação de qualidade”. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4>. Acesso em: 08 de mai. de 2023.

​

Rangel-Pérez, C.; Gato-Bermúdez, M.-J.; Musicco-Nombela, D.; Ruiz-Alberdi, C. (2021). “The Massive Implementation of ICT in Universities and Its Implications for Ensuring SDG 4: Challenges and Difficulties for Professors.” https://doi.org/10.3390/su132212871

 

Mc Kenna, P., Babughirana, G., Amponsah, M., Egoeh, S. G., Banura, E., Kanwagi, R. and Gray, B. (2019). “Mobile training and support (MOTS) service-using technology to increase Ebola preparedness of remotely-located community health workers (CHWs) in Sierra Leone”. doi: 10.21037/mhealth.2019.09.03

Este projeto faz parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

ufcspa-logo-256x256.png

Enviado!

2023. Por Mayandre Bona.

bottom of page